Marketing Digital / Fidelização e Recuperação de Clientes

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A UFCD 9214 – Marketing Digital tem como objetivos principais:

  • Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais – B2C, B2B, B2A;
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce;
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.

 

A UFCD 9211 – Fidelização e Recuperação de Clientes tem como objetivos principais:

  • Identificar as causas da insatisfação;
  • Identificar técnicas de reconquista de clientes.

A Génios Cúmplices – Serviços Empresariais, Lda. é uma Entidade Formadora acreditada na área da Comércio. Ser uma entidade formadora certificada implica que a Génios Cúmplices – Serviços Empresariais, Lda. cumpra um conjunto de práticas e procedimentos de acordo com o rigoroso referencial da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Descrição

25 + 25 horas de formação – Formação com componente teórica e prática.

Regime e-learning

Ativos empregados com escolaridade mínima do 9º ano e desempregados não DLD com escolaridade mínima ao nível do ensino secundário completo.

Marketing Digital

  • Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais – B2C, B2B, B2A.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.

 

Fidelização e Recuperação de Clientes

  • Identificar as causas da insatisfação;
  • Identificar técnicas de reconquista de clientes.

 

Composto pelos seguintes módulos:

Marketing Digital

  • Internet e os canais de distribuição
    • Business to business – B2B
    • Business to consumer – B2C
    • One to one – O2O
    • Business to administration – B2A
  • Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
    • O papel do website no marketing digital
    • Desenvolvimento e manutenção de páginas web
    • Arquitetura de informação
    • Usabilidade
    • Planeamento de um Web Site
    • E-commerce
  • Tecnologias de informação e a relação com o cliente
    • A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
    • O novo consumidor digital
    • Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
  • E-consumidor
    • Características
    • Tendências de consumo
    • Hábitos de consumo nas plataformas digitais
    • Processos de decisão de compra
    • Satisfação dos e-consumidores
  • E-marketing
    • Conceito e evolução
    • Fundamentos do e-marketing
    • Vantagens da interne t para os consumidores
    • Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
    • Customer relationship management (CRM)
  • E-commerce
    • Conceito
    • Motivações para a adesão ao e-commerce
    • Fatores de sucesso

 

Fidelização e Recuperação de Clientes

  • Identificação das causas da insatisfação dos clientes
    • Expectativas que não são cumpridas
    • Serviço ineficiente / falta de educação
    • Informações contraditórias entre colaboradores
    • Sensação de ter sido prejudicado / ação do colaborador ter consequência para o cliente
    • Atrasos e longas esperas na resolução do pedido do cliente
    • Prestação de um serviço ou produtos de má qualidade
    • Empresas com honestidade ou integridade duvidosa (má imagem perante os clientes)
  • Reconquista de clientes
    • Gestão da emoção do cliente – ter paciência e fazer escuta ativa
    • Comunicação com o cliente – explicação da situação
    • Comportamento gera comportamento – saber lidar com um cliente irritado / insatisfeito
    • Procurar e dar sempre uma solução e/ou alternativas
    • Técnicas de negociação
    • Conquista de clientes – ética e responsabilidade
  • Retenção de clientes
    • Identificação do perfil do cliente
    • Desenvolvimento de propostas direcionadas aos clientes
    • Pós-venda: gerar novas vendas
  • Subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia;
  • Acesso aos conteúdos e materiais da formação.

Empregados:

  • Cartão de Cidadão autorizado;
  • Certificado de Habilitações;
  • IBAN com descriminação do titular da conta;
  • Declaração da entidade patronal atualizada com referência à situação profissional e horário de trabalho ou, no caso de Trabalhadores Independentes, o início de atividade e;
  • Último recibo de vencimento.

 

Desempregados:

  • Cartão de Cidadão autorizado;
  • Certificado de Habilitações;
  • IBAN com descriminação do titular da conta e;
  • Declaração do centro de emprego atualizada, a comprovar a situação face ao desemprego.

Confere no final da formação:

• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

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